Retrato Irmão

PEIXE, João (2018) – Todos temos (3 peças irmão, mãe, pai e outro conjunto)

O meu primeiro melhor amigo

O que é um melhor amigo? Quando penso nisso só me ocorrem ideias “infantis” para classificar alguém como tal. Claramente, isso tem mais a ver com a minha personalidade do que qualquer outro motivo.

1. Melhor amigo é aquele que me pode ligar ou bater à porta a qualquer hora, sobre qualquer pretexto. Se o caso não for grave, possivelmente irei primeiro insultá-lo e depois ajudá-lo.

2. Melhor amigo é aquele que conhece todos os meus desaires e sucessos sendo que existe a probabilidade de ter feito parte ou ser responsável em ambas as situações.

3. A casa do meu melhor amigo é a minha. A diferença está no conteúdo do frigorífico que é sempre uma incógnita, já que nem lhe peço permissão quando ataco. Posso ainda indignar-me se não tiver algo que queria comer ou beber, apesar de não o ter avisado antecipadamente.

4. O melhor amigo pode estar do outro lado do mundo e “esquecermo-nos” de falar um com o outro, pois, sei que quando voltar a estar com ele, é como se tivéssemos estado juntos no dia anterior.

5. O melhor amigo vai dizer-me as verdades que doem, vai pedir-me respostas honestas e vai partilhar um silêncio confortável.

6. Teremos um grau de parvoíce idêntica e a probabilidade de nos tratarmos pelo primeiro nome é 0% sendo que, no seu lugar, existirão alcunhas, apelidos ou invenções do momento.

A lista poderia ter outros itens e, muitos deles, poderiam ser mais aprofundados mas acho que fica claro o porquê de, dificilmente, ter mais do que um punhado de melhores amigos na vida. É quase impossível preencher requisitos tão específicos e é isso que faz dessas pessoas tão especiais.

O meu primeiro e maior melhor amigo é o meu irmão já lá vão mais de 25 anos. Agradecia que não lhe dessem este texto a ler pois, apesar de ele ser mais novo, não me livro de levar um carolo por ser tão sentimental.

PS.: A lista funciona no sentido contrário mas deixo uma pequena nota, sou muito zeloso da minha comida.

PEIXE, João (2018) – Todos temos

Dimensões:

  • 600x900mm

Materiais:

  • Acrílico sobre 96 quadrados de madeira de pinho